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Âncora – A força que você precisa

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Âncoras que podem ajudar

Âncora – Pavlov na sua famosa experiência com os cães salivadores, demonstrou que o cérebro dos mamíferos ao recuperar uma memória pode trazer junto um estado emocional. Pavlov tocava um sinete sempre que alimentava seus cães. Depois de algum tempo, o simples toque do sinete, fazia os cães salivarem.

Estados, pensamentos e emoções podem ser estimulados por uma âncora. Por exemplo: Apertar a ponta do anular da mão direita pode disparar uma âncora. Algumas são totalmente involuntárias. Exemplo: o cheiro de um perfume pode trazer à memória eventos passados. Uma música pode fazer lembrar de alguém. Um toque qualquer pode trazer de volta memórias e estados. Essas âncoras funcionam automaticamente e as vezes nem se tem consciência disso.

Estabelecer uma âncora é gravar na memória o estímulo de um “estado”, para recuperá-lo depois. A recuperação de uma âncora acontece através de um gatilho. Este pode ser criado voluntariamente ou não. Por exemplo: apertar o dedo anular da mão esquerda pode recuperar uma âncora.

Disparar uma âncora significa produzir aquele mesmo estado anteriormente condicionado. Por exemplo: fechar o punho com toda força faz disparar uma âncora já estabelecida, ela irá produzir uma ação desejada, ou apenas recuperar os recursos daquele estado.

Âncoras inconscientes

Nós somos afetados por âncoras ao longo de nossas vidas. De repente entra-se em um estado de bom ou mau humor. Pode sentir-se motivado a fazer uma ou outra coisa. Experimentar sentimentos de confiança, coragem ou medo. Estamos respondendo às âncoras, na maioria das vezes nem temos consciência de que sejam elas as causadoras desses estados. Muitas delas foram construídas acidentalmente. Na verdade, as vezes pensamos que nosso humor não tem nada a ver conosco e que nossos modos de vida ocorrem por acaso.

Âncoras criadas

Você pode estabelecer âncoras para produzir um estado mental com a finalidade de exercer uma determinada atividade ou participar de um evento. Uma ancora por exemplo: pode fazer você relaxar na hora daquela entrevista de emprego. Pode criar a motivação necessária para se executar uma tarefa procrastinada.

Em primeiro lugar, vamos determinar os ingredientes para criar as âncoras e em seguida o processo. Pode-se usar qualquer estado mental, mas aqui vamos nos ater ao estado “relaxado” como exemplo.

As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam.

Este é um pressuposto da Programação Neuroliguística (PNL). Experimente lembrar de um momento de paz e relaxamento. Quando tiver consciência que seu corpo está repleto dessa sensação, então esse é o momento para gravar sua âncora. Se você não consegue se lembrar de uma situação em que você teve esse recurso para a ancoragem, então pode obtê-lo imaginando-se numa situação de extrema paz e harmonia.

Âncoras visuais

Você pode usar âncoras visuais para ancorar um estado mental. Elas podem ser âncoras externas ou internas. Por exemplo, você poderia usar uma figura em uma pulseira para ancorar calma e relaxamento. A âncora externa deve estar sempre presente para validar seu uso. Você pode achar relaxante e calmante ver uma determinada paisagem, mas, se não pode transportá-la com você, é de um valor limitado. No entanto, você pode usar uma imagem interna da paisagem para ancorar esse sentimento.

A maioria das âncoras visuais são internas. Alguns exemplos de âncoras visuais são:

Símbolos. Por exemplo, você poderia usar um círculo como um símbolo para ser calmo e relaxado e ancorar isso no seu estado.

Pessoas, como um amigo ou mentor de confiança, ou mesmo uma pessoa da história ou assuntos atuais.

Vários objetos e paisagens podem ser usados ​​como âncoras para serem tranquilas e relaxadas. Por exemplo, você poderia imaginar: Um urso de pelúcia, uma flor etc…

Âncoras auditivas

Você pode usar um som como uma âncora. Como as âncoras visuais, os sons podem ser internos ou externos. Muitas pessoas usaram o assobio como uma âncora, eles assobiam quando sentem medo! Você pode usar uma voz interna como uma âncora. Por exemplo, você pode ancorar a frase: estou calmo e relaxado.

Âncoras sinestésicas

Exemplos de âncoras cinestésicas são: Imaginando uma mão reconfortante em seu ombro. Fazendo um círculo com o segundo dedo e o polegar. Pode tocar em alguma parte do seu próprio corpo. Você escolhe um ponto e o trata como um ponto de acupressão, pressionando-o para usá-lo como gatilho e disparar o estado que foi gravado.

Ancoragens visuais, cinestésicas e auditivas

Você pode usar uma combinação de âncoras. Vendo um certo símbolo em sua mente. Ouvindo mentalmente: estou calmo e relaxado e pressionando seu corpo em um lugar especial. 

Instalando âncoras

Decida sobre o estado que deseja ancorar. Por exemplo: o estado calmo e relaxado. Escolha um gatilho que você deseja gravar junto na ancoragem para disparar quando precisar recuperá-la. Traga a mente uma memória ou imagine uma situação em que você possa experimentar o estado desejado. Quando estiver consciente da posse todos os recursos do estado, faça a ancoragem ativando o gatilho.

Solte o gatilho quando o estado começar a enfraquecer. Se você continuar aplicando a âncora quando a experiência estiver desaparecendo, então você irá ancorar a calma e relaxamento no seu ponto mínimo. Saia totalmente da âncora, pense em situações bem diferentes. Repita as etapas várias vezes, cada vez tornando a memória mais vívida. Isso é desnessário quando a âncora é estabelecida no ponto alto da experiência

Aplique a âncora e certifique-se.

Dispare a âncora para se certificar de que o estado criado é o desejado. Verifique a âncora no dia seguinte para garantir que seja uma âncora permanente.

Dicas

Você precisa dispará-las exatamente da mesma forma.

Grave as suas no ponto de maior emoção do seu estado desejado.

Se na busca do seu estado desejado sentir algum tipo de ansiedade, pare de aplicar a âncora. Você corre o risco de ancorar um estado negativo.

Você pode fortalecer a âncora repetindo o processo várias vezes dia após dia, até sentir que é o suficiente.

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