Os padrões de coaching variam enormemente

O coaching como profissão cresceu rapidamente ao longo dos últimos dez anos. Como no campo da PNL (Programação Neuroliguística), o coaching é desregulado, e portanto, os padrões variam enormemente. A nível de processo como diz a professora Magui Guimarães, não deveria existir coaching sem a PNL, pois ambos os sistemas se complementam mantendo o foco naquilo que é mais importante, o cliente. Os dois permitem que o praticante acesse seus próprios recursos internos na busca por um estado de excelência.  De onde advém os melhores resultados possíveis. Neste artigo, vou oferecer a você uma definição e visão geral do coaching.

Uma definição

O coaching profissional é uma parceria contínua que ajuda os clientes a obter resultados satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais. Através do processo de coaching, os clientes aprofundam seu aprendizado enquanto melhoram seu desempenho e sua qualidade de vida. Em cada reunião, após o foco da sessão ter sido acordado, o coach usa suas habilidades para questionar e desafiar. Ajuda o cliente  no acesso aos estados relevantes para alcançar os resultados desejados. Essa interação cria clareza e leva o cliente a considerar novas escolhas conscientemente ou inconscientemente.

O emprego de ferramentas da PNL acelera o progresso do cliente para alcançar mudanças rápidas no indivíduo. A PNL ajuda os clientes a serem claros sobre seus futuros e a tomar medidas efetivas. O coaching concentra-se no que os clientes são hoje e o que eles estão dispostos a fazer para se tornar no futuro. A principal base do treinamento da PNL é ajudar as pessoas a criar futuras realidades que serão muito maiores que o passado.

O coaching é um campo em rápido crescimento

O coaching executivo formal apenas ocorreu desde meados da década de 1980. O campo começou a crescer exponencialmente. Um estudo da Harvard Business School prevê que o mercado de US $ 1 bilhão dobrará. Algumas grandes empresas, como IBM, Marriott e Cisco Systems, reconheceram os benefícios do treinamento e estão treinando seus funcionários para fornecer esses serviços internamente. As escolas de negócios também estão começando agora a oferecer aulas com conteúdo de coaching executivo. Os benefícios do coaching para as organizações são enormes.

Coaching é tudo sobre o cliente

A razão pela qual o coaching é tão eficaz é que não é um programa genérico “tamanho único”. Cada relacionamento coach/coachee é uma sessão feita sob medida. O coach(treinador) trabalha com o coachee(cliente) nas principais questões de forma confidencial. Você já sentiu como se tivesse conseguido muito mais se você pudesse bloquear todas as distrações em sua vida? Isso é o que acontece com o coaching, as distrações são bloqueadas para que o cliente possa realmente se concentrar. Certamente ajudará quando a pessoa treinada assume responsabilidades e não está na sessão para se queixar da vida. O treinamento é sobre assumir responsabilidades e criar soluções.

Coaching não é aconselhamento nem terapia

Quando uma pessoa se dirige ao analista, freqüentemente o foco é o problema e as possíveis causas do problema com o cliente, aí se chega a um acordo com as causas para seguir em frente. Neste modelo, o cliente não consegue resolver seus próprios problemas, é terapeuta que trabalha para consertar o paciente. Na PNL e Coaching, não aderimos a um sistema causa-efeito. A filosofia por trás do coaching pressupõe que o cliente é criativo, engenhoso, que tem todos os recursos necessários, é completo. O cliente é responsável por fazer as mudanças em sua vida. O treinador está lá para facilitar e orientar o cliente em sua jornada. Se for o caso, para ajudar o cliente a voltar à pista se ele / ela perder o impulso. Coaching é muito mais focado em resultados, bem como orientado ao estado de excelência.

Tipos de treinadores

Um Coach é um especialista em um determinado campo e trazem seus conhecimentos para o espaço de treinamento. Exemplos seriam aplicações esportivas e de negócios. Os seus comentários são inestimáveis, eles têm a experiência para participar do treinamento de conteúdo. No entanto, a sua eficácia será limitada pelo método que utilizam para transferir os seus conhecimentos. A maneira menos efetiva para eles é dar feedback, dizendo ao coachee o que mudar em sua vida. Um Coach pode ou não ter um conhecimento extenso sobre o negócio ou arena onde o cliente está trabalhando. No entanto ele pode ser um especialista em ajudar o cliente a alcançar seus objetivos e esse tipo de treinamento se faz a nível de processo para ajudar o cliente a sair do estado atual(A) e alcançar o estado desejado(B) sem ser excessivamente diretivo. Os Coachs(Treinadores) da PNL são geralmente treinadores de processos.

Habilidades dos melhores Coachs

Habilidades de avaliação, capacidades de calibração, capacidades de conhecimento, capacidades de escuta, paciência e liderança. Ter o poder de desafiar os clientes, saber como definir tarefas, criar impulso e motivação. Ter competências de liderança não excessivamente diretivas. O treinador trabalha com múltiplos resultados que pode ser executado (de forma implícita ou explícita). Com a mente consciente usando somente a PNL ou com a mente inconsciente com a ajuda da hipnose. 

Novo código de PNL e coaching

Novo código da PNL foi desenvolvido principalmente por John Grinder e Carmen Bostic St Clair. John Grinder diz: “Não é o problema, esse é o problema, é o estado em que o cliente entra no problema”. Uma premissa principal no Novo código de PNL é que o treinador ajuda o cliente a acessar os estados de desempenho que podem ser aplicados em múltiplos contextos. Quando um cliente possui um estado de alto desempenho como um estado natural, um problema já não é um problema, o cliente encontra muitas maneiras de trabalhar com a situação.

Coaching é uma profissão

O  coaching como profissão tem uma enorme potencialidade no mercado futuro. Pode-se argumentar que todos os adultos podem se beneficiar do coaching, e portanto, todos os adultos são possíveis clientes. Agora, como Coach, você pode reduzir isso demograficamente. O desafio que os Coachs enfrentam nesse enorme mercado é que a maioria das pessoas desconhecem que poderiam se beneficiar com um treinamento desses, nesse sentido, o Coach moderno precisa educar seu público-alvo da necessidade do treinamento e procurar ter um alto perfil em suas comunidades para que as pessoas saibam como o treinamento poderia beneficiá-los.