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Comportamentos fundamentais da liderança

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Não existe liderança sem seguidores

Liderança e seus comportamentos de maior impacto.

Pesquisas mostram que melhorando qualquer comportamento de liderança, um impacto positivo na satisfação e no compromisso acontecerá. No entanto, algumas mudanças têm mais impacto que outras. Os nove comportamentos que, se aprimorados, terão o maior impacto sobre a satisfação e compromisso dos funcionários são:

Toda liderança tem seguidores

Líderes que são eficazes em inspirar e motivar outros têm um alto nível de energia e entusiasmo. Eles energizam seu grupo para alcançar metas difíceis e aumentar o nível de desempenho de todos na equipe. Muitos líderes se concentram em realizar tarefas na descrição do trabalho enquanto esquecem de inspirar, um grande erro. Sem inspiração, os funcionários fazem um trabalho inadequado. No entanto, quando a inspiração é um foco, os líderes desbloqueiam um nível de esforço e energia que podem fazer a diferença entre o sucesso organizacional e o fracasso. O ponto é, cada líder precisa encontrar maneiras de inspirar seus funcionários a maiores desempenho.

Condução de resultados

A unidade de resultados é um comportamento crítico para o sucesso. Contudo, algumas organizações são todas empurradas (unidade de resultados) e sem atração (inspiração), o que, em última instância, reduz a motivação. Por outro lado, todos os pull e push também não funcionam bem. É necessário um equilíbrio saudável entre os dois comportamentos. Os líderes que são eficazes na condução de resultados são habilidosos para que as pessoas continuem focadas para a metas de maior prioridade. Eles estabelecem padrões elevados de excelência para o grupo de trabalho. Líderes que fazem isso bem não tem medo de pedir aos seus funcionários um nível mais alto de desempenho e continuamente lembrá-los do seu progresso em relação ao objetivo.

Perspectiva estratégica

Enquanto os dois primeiros comportamentos se concentram em obter atividades, o terceiro comportamento se concentra na direção dessas atividades. Líderes que fornecem sua equipe com um sentido de direção e propósito tendem a ter mais satisfação e funcionários comprometidos. Esses líderes pintam um perspectiva entre a imagem geral e os detalhes das atividades do dia-a-dia. Os líderes mais bem sucedidos são como Google Tradutor para empresas: “Google Toolkit de tradução para appsTradutor de sites Sobre o Google Tradutor Comunidade Celular” constantemente reforçando onde a organização está indo e os principais passos que levam ao sucesso. Os empregados precisam ver como o trabalho duro faz a diferença. Como Isso ajuda a obter na organização o sucesso desejado.

Colaboração

Possivelmente um dos desafios mais comuns na atualidade das organizações é a falta de colaboração entre seus grupos internos. Uma equipe está competindo pelo recursos ou reconhecimento contra outras equipes. A informação não é compartilhada, os clientes não estão bem atendidos. O trabalham com frequência fica paralisado. Este conflito e falta de sinergia frustra e desencoraja os funcionários. Líderes que promovem um alto nível de cooperação entre o seu grupo de trabalho e outros grupos criam uma atmosfera positiva e produtiva na organização. Quando os líderes demonstram que eles podem alcançar objetivos que exigem um alto nível de cooperação, a sinergia é criada e todo funcionário aproveita a experiência do trabalho.

Honestidade e integridade

Esses são comportamentos chave na criação de um compromisso satisfatório e comprometido. A força de trabalho é a habilidade básica, ser honesto e atuar com integridade é fundamental. Os líderes precisam ser um modelo de bom exemplo para o seu grupo. Líderes que são cínicos perdem a confiança quando dizem uma coisa e fazem outra. Como dizer aos funcionários que o orçamento é apertado, que precisa reduzir custos. Mas libera procedimentos caros, como hospedagem em hotéis de 5 estrelas e alimentação em restaurantes caros. Cada líder precisa analisar seu comportamento criticamente e se perguntar: “Estou procedendo de acordo com o que falo?”

Confiança

A confiança pode ser construída ou destruída ao longo do tempo e isso acontece de diferentes modos. Os líderes podem gerar confiança, tornando-se consciente das preocupações, aspirações e circunstâncias da equipe e parceiros. A realidade é que tendemos a confiar mais nos amigos do que nos inimigos. Confiança também será construído através do conhecimento e da experiência. As pessoas confiam na liderança, com conhecimentos profundos porque eles projetam confiança na sua capacidade de tomar decisões com sólidos embasamentos. Construa mais confiança com os outros através da consistência. Quando os líderes são consistentes e previsíveis, adquirem confiança. Finalmente, a confiança pode ser construída a partir da honestidade e da integridade de um líder. A consistência é a chave para construir esse tipo de confiança.

Desenvolve e apoia outros

Quando os líderes trabalham para que os funcionários possam desenvolver novas habilidades, eles estão construindo altos níveis de satisfação e compromisso dos funcionários. Empregados que desenvolvem novas habilidades tornam-se mais produtivos e mais motivados. Líderes eficazes torcem pelo sucesso dos outros. Eles podem promover um maior desenvolvimento no trabalho, criando um ambiente de aprendizagem. As pessoas sentem-se encorajadas a aprender com seus erros, aproveitando o tempo livre para analisar suas atividades e entender o que está acontecendo.

Construindo relacionamentos

Líderes mantêm contato com problemas e preocupações dos indivíduos do grupo de trabalho.  Se preocupa com níveis mais elevados de satisfação e compromisso dos funcionários. Esses líderes são percebidos como capazes de equilibrar “obter resultados” com uma preocupação para outras necessidades. Isso não significa que eles não estão focados em alcançar resultados. Em vez disso, eles equilibram necessidades individuais contra prazos organizacionais e demonstram que eles valorizam o indivíduo. Eles criam fortes relacionamentos positivos com os membros da equipe.

Coragem

Os líderes com os mais altos níveis de satisfação dos funcionários assume um compromisso corajoso. Eles não se esquivam de conflitos. Eles lidam com problemas de frente, e quando eles vêem os primeiros sinais de problemas dentro de suas equipes, abordam de forma direta e simples. Alguns líderes assumem que os conflitos irão parar e os problemas simplesmente desaparecerão. Eles apenas se enganam com isso tipo de pensamento. É preciso coragem para resolver problemas e conflitos. É tolice insistir que todos sejam responsáveis.

Próximos passos

Esses nove comportamentos têm um impacto significativo no compromisso e satisfação dos funcionários. Depois de ler através da lista acima, a maioria dos líderes identificará alguns que eles fazem bem e talvez um ou dois que precisam de alguma melhoria. Analise e trace estratégias de como melhorar.

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