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Líder Eficaz – Como se tornar um?

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Como ser um líder eficaz

Um líder eficaz de acordo com a liderança transformacional,  é uma pessoa que:

Cria uma visão inspiradora do futuro.

Motiva e inspira as pessoas a se envolverem com essa visão.

Gerencia a entrega da visão.

Treina e constrói uma equipe para que seja mais eficaz em alcançar a visão.

A liderança habilmente reúne pessoas com determinadas capacidades complementares para fazer coisas.

Líder tem visão de futuro

Uma visão, em negócios, representa uma porção de realidade, que é convincente, atraente e desperta o desejo de onde você quer chegar. A visão define prioridades, fornece orientação e marcadores de posições para que você possa saber que chegou onde estabeleceu chegar.

Para criar uma visão, os líderes concentram-se nos pontos fortes de uma organização usando ferramentas como Cinco Forças de Porter, Análise PEST, Análise de Competências Essenciais e Análise SWOT para analisar sua situação atual. Eles pensam em como sua organização provavelmente evoluirá e como seus concorrentes provavelmente se comportarão. Eles analisam como podem inovar com sucesso e moldar seus negócios e suas estratégias para obter sucesso em mercados futuros. E eles testam suas visões com pesquisa de mercado apropriada e avaliando os principais riscos usando técnicas como a Análise de Cenários.

O Líder é proativo – resolver problemas.

Olhar para frente e não ficar satisfeito com as coisas como elas estão. Depois de terem desenvolvido suas visões, os líderes devem torná-las convincentes. Uma visão convincente é aquela que as pessoas podem ver, sentir, entender e abraçar. Líderes eficazes fornecem uma imagem rica de como será o futuro quando suas visões forem realizadas.

Eles contam histórias inspiradoras e explicam suas visões de maneiras que todos podem se relacionar. Aqui, a liderança combina o lado analítico da criação da visão com a paixão dos valores compartilhados, criando algo que é realmente significativo para as pessoas que estão sendo lideradas. 

Motivando e inspirando as pessoas

Uma visão convincente fornece a base para a liderança. Mais ainda, é a capacidade dos líderes de motivar e inspirar as pessoas que os ajudam a concretizar essa visão.

Por exemplo, quando você inicia um novo projeto, você provavelmente terá muito entusiasmo.  Em síntese é sempre fácil ganhar suporte no início do seu plano. Muito embora, pode ser difícil encontrar maneiras de manter sua visão inspiradora depois que o entusiasmo inicial diminuir. Especialmente se a equipe ou a organização precisar fazer mudanças significativas no modo como operam hoje. Os líderes reconhecem isso e trabalham duro durante todo o projeto para conectar sua visão com as necessidades, objetivos e aspirações individuais das pessoas.

Uma das principais maneiras de fazer isso é através da Teoria da Expectativa. Líderes eficazes unem duas expectativas diferentes:

A expectativa de que o trabalho duro leva a bons resultados.

A expectativa de que bons resultados levem a recompensas ou incentivos atraentes.

Isso motiva as pessoas a trabalhar duro para alcançar o sucesso, porque esperam receber recompensas como resultado.

Uma abordagem diferente

Outras abordagens incluem reafirmar a visão em termos dos benefícios que ela trará para os clientes da equipe e aproveitar oportunidades frequentes para comunicar a visão de maneira atraente e envolvente.

O que é particularmente útil aqui é quando os líderes têm poder de especialista. As pessoas admiram e acreditam nesses líderes porque são especialistas no que fazem. Eles têm autoridade e conquistaram o direito de pedir às pessoas para segui-las. Isso torna muito mais fácil para esses líderes motivar e inspirar as pessoas que lideram.

Os líderes também podem motivar e influenciar pessoas por meio de seu carisma e apelo naturais e de outras fontes de poder, como o poder de pagar bônus ou atribuir tarefas a pessoas. No entanto, bons líderes não dependem muito desses tipos de poder para motivar e inspirar os outros.

Gerenciando a entrega da visão

Esta é a área de liderança que se relaciona com a gestão.

Os líderes devem garantir que o trabalho necessário para entregar a visão seja adequadamente gerenciado, seja por eles mesmos ou por um gerente ou equipe de gerentes dedicados a quem o líder delega essa responsabilidade, e eles precisam garantir que sua visão seja entregue com sucesso.

Para fazer isso, os membros da equipe precisam de metas de desempenho vinculadas à visão geral da equipe. Os líderes também precisam garantir que eles gerenciem as mudanças de maneira eficaz. Isso ajuda a garantir que as mudanças necessárias para entregar a visão sejam implementadas de forma harmoniosa e completa, com o apoio e apoio das pessoas afetadas.

Treinando e construindo uma equipe para alcançar a visão

O desenvolvimento individual e de equipe são atividades importantes realizadas por líderes transformacionais. Para desenvolver uma equipe, os líderes devem primeiro entender a dinâmica da equipe.

Um líder, então, garantirá que os membros da equipe tenham as habilidades e habilidades necessárias para realizar seu trabalho e alcançar a visão. Eles fazem isso dando e recebendo feedback regularmente e treinando pessoas para melhorar o desempenho individual e da equipe.

Liderança também inclui a busca de potencial de liderança em outras pessoas. Ao desenvolver habilidades de liderança dentro de sua equipe, você cria um ambiente onde você pode continuar o sucesso a longo prazo. E isso é uma medida verdadeira de grande liderança.

As muitas interpretações

As palavras “líder” e “liderança” são frequentemente usadas incorretamente para descrever pessoas que estão realmente gerenciando. Esses indivíduos podem ser altamente qualificados, bons em seus empregos e valiosos para suas organizações – mas isso os torna excelentes gerentes, não líderes.

Portanto, seja cuidadoso ao usar os termos e não presuma que pessoas com “líder” em seus cargos, pessoas que se descrevem como “líderes” ou até mesmo grupos chamados “equipes de liderança” estão de fato criando e entregando mudanças transformacionais.

Um perigo particular nessas situações é que as pessoas ou organizações que estão sendo gerenciadas por tal indivíduo ou grupo acham que estão sendo levadas; mas eles não são. Pode realmente não haver liderança alguma, sem que ninguém estabeleça uma visão e ninguém seja inspirado. Isso pode causar sérios problemas a longo prazo.

OBS: Liderança pode ser difícil de definir e significa coisas diferentes para pessoas diferentes. No modelo de liderança transformacional, os líderes definem a direção e ajudam a si mesmos e a outros

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