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A Neurociência da Motivação, como aumentar a sua

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A motivação é a emoção em movimento

Aumente a sua motivação com essas práticas.

Motivação – Quase todos já passamos por isso, ter que executar um trabalho e não sentir a menor vontade de fazê-lo. Também é do conhecimento de todos que fazer uma tarefa desmotivado é quase impossível.

“A vontade anda de mãos dadas com a preguiça, o cérebro sempre quer gastar menos energia. É mais efetivo agir primeiro, até que a repetição leve a um novo hábito” diz Pedro Clabrez, pesquisador do laboratório de Neurociência Clínica da Unifesp

É fácil apontar a falta de motivação como desculpa para compartilhar a preguiça. No entanto, a causa da motivação (ou a falta dela) é em grande parte da anatomia e da química do cérebro. E a boa notícia é que, se você está na briga para se manter motivado, pode ensinar o seu cérebro a fazer isso.

Vamos percorrer a mente humana e examinar a neurociência da motivação. Entender como o cérebro processa e regula a motivação. Então poderemos nos motivar e criar melhores hábitos para aumentar nossa produtividade.

O Cérebro dos Motivados

Dean Griffiths, fundador e CEO da Energy Fusion, nos encaminhará pelo centro da motivação em nosso cérebro: a amígdala.

“Dentro do nosso cérebro, temos uma estação de comutação emocionalmente sensível, chamada amígdala, que se encontra no fundo do sistema límbico. Na ausência de alto estresse ou medo, a amígdala dirige a informação recebida para o córtex pré-frontal (CPF). O papel do CPF é transformar essa informação em memória de longo prazo ou processá-la através das redes de controle cognitivo e emocional das funções superiores dentro do nosso cérebro. Isso então nos permite responder ou ignorá-lo “.

De acordo com Griffiths, a resposta reflexiva do cérebro que estimula a motivação não pode ocorrer durante os estados emocionais de alto estresse. E você não saberia distinguir, pois tanto a frustração quanto o tédio, são ambos associados a altos níveis de estresse dentro da amígdala.

Dentro do cérebro de um preguiçoso

Motivação e estresse não andam de mãos dadas. Mas e as pessoas que demonstram regularmente níveis de motivação superiores ou médios? Um estudo na Universidade Vanderbilt procurou descobrir o porquê disso.

No estudo, os cientistas mapearam os cérebros de pessoas que se declararam como batalhadores (go-getters) e de preguiçosos (slackers). O estudo revelou que os chamados “go-getters”, que geralmente estavam dispostos a trabalhar arduamente por recompensa, apresentavam altos níveis de dopamina em seus córtex pré-frontais e em seu estriado. São ambas áreas ligadas a motivação e recompensa. Quanto aos “slackers”, a dopamina só foi encontrada na insulina anterior, a parte do cérebro que está associada à emoção e percepção de risco.

 

Quando a dopamina flui

Os níveis de dopamina correlacionaram-se a duas coisas:

  • Ter consciência da dificuldade da tarefa em questão.
  • Perceber a recompensa que virá com realização dessa tarefa. Quando a recompensa não for substancial a motivação será menor. Ela também será menor se a tarefa for entendida como muito difícil.

Então, como substituímos o modo como nosso cérebro processa as tarefas para aumentar nossos níveis de motivação?

Algumas maneiras de aumentar sua motivação

  1. Definir metas alcançáveis

Porque nossos níveis de dopamina estão ligados à dificuldade percebida, a primeira coisa que você pode fazer para aumentar a motivação é quebrar seu projeto em pedaços. Então seu cérebro não vai sentir dificuldade em executar a tarefa.

  1. Defina recompensas para si mesmo

Em segundo lugar, você pode aumentar as recompensas em jogo. Para cada pequena tarefa, recompense-se com algo pequeno: uma guloseima, uma xícara de café ou até mesmo um divertido vídeo do YouTube. Também estabeleça uma recompensa maior para si mesmo quando todo projeto for concluído. Apesar de civilizados, somos de natureza animal. Então como um cãozinho sendo domado, se dê um presente no final de cada tarefa. Isso ajudará o seu cérebro a permanecer motivado para que você possa continuar no bom caminho.

  1. Treine seu cérebro

Como falamos a nós mesmos, especialmente quando se trata de motivação. Como o coach de gestão Jon Pratlett observa: seu cérebro reage de forma diferente quando você diz “Eu sou …” em oposição a “Eu sinto …”:

“A pesquisa sugere que, quando a resposta de luta / fuga de nosso cérebro é ativada e nós nos tornamos conscientes disso, dizendo a nós mesmos:” Estou com raiva “, estou” frustrado “, ou” Estou triste ” é provável que isso se perpetue.”

Isso ocorre porque quando você faz uma declaração “Eu sou”, você está se dirigindo a sua identidade, o que implica permanência. Por outro lado, fazer declarações “eu sinto” sublinham a idéia de que o que você sente está ligado a uma emoção e não a um sentimento.

Então, treine seu cérebro para ser motivado com auto-fala positiva. Diga “Estou motivado” em oposição a “Eu me sinto motivado”, e colher os benefícios de uma identidade motivada.

Conclusão

Quando se trata de motivação, sua mentalidade é importante. Quanto mais você diz a si mesmo que a tarefa em questão será chata ou difícil, mais seu cérebro se propõe a acreditar nisso, é como uma profecia auto-realizável. Faça sua mentalidade para trabalhar a seu favor, ao invés de ir contra seu cérebro. Naturalmente isso motivará suas ações, você poderá revitalizar seus hábitos de trabalho e estar mais motivado que nunca.

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