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SWOT – Análise de planejamento estratégico

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SWOT é um acrônimo que na língua inglesa significa pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Uma análise SWOT é uma lista organizada das maiores forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa.

Realizar uma análise SWOT do seu negócio é muito mais divertido do que parece. Vai tomar um pouco de tempo, mas em compensação vai ajudar você a pensar sobre o seu negócio de uma maneira totalmente nova. O objetivo de uma análise SWOT é ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de negócios sólida, certificando-se de considerar todos os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças que ela enfrenta no mercado.

Oportunidades e ameaças

Pontos fortes e fracos são internos à empresa (imagine: reputação, patentes, localização, capital). Você pode alterá-los ao longo do tempo, mas não sem algum trabalho. Oportunidades e ameaças são externas (imagine: fornecedores, concorrentes, preços) – eles estão lá fora no mercado, no entanto envolvem a sua empresa quer você queira ou não e também não podem ser alterados.

As empresas podem usar uma análise SWOT, a qualquer momento, para avaliar um ambiente em mudança e responder proativamente. De fato, recomendamos conduzir uma reunião de revisão de estratégia pelo menos uma vez por ano que comece com uma análise SWOT.

Novos negócios devem usar uma análise SWOT como parte de seu processo de planejamento. Não existe um plano de “tamanho único” para o seu negócio, e pensar no seu novo negócio em termos dos seus “SWOT” únicos irá colocá-lo no caminho certo de imediato e poupá-lo de muitas dores de cabeça mais tarde.

Neste artigo, vamos entender o seguinte:

  • Como conduzir uma análise SWOT
  • Perguntas a serem feitas durante uma análise SWOT
  • Exemplo de uma análise SWOT
  • Análise TOWS: Desenvolvendo estratégias para sua análise SWOT

Como desenvolver uma análise SWOT

Para obter os resultados mais completos e objetivos, uma análise SWOT é melhor conduzida por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e interesses em sua empresa. Gestão, vendas, atendimento ao cliente e até mesmo clientes podem contribuir com uma visão válida. Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade para reunir sua equipe e incentivar sua participação e aderência à estratégia resultante de sua empresa.

Uma análise SWOT é tipicamente conduzida usando um modelo de análise SWOT de quatro quadrados, mas você também pode apenas fazer listas para cada categoria. Use o método que mais facilitar a organização e a compreensão dos resultados.

Tatores relevantes

Recomendamos realizar uma sessão de “brainstorming” para identificar os fatores em cada uma das quatro categorias. Alternativamente, você pode pedir aos membros da equipe que completem individualmente nosso modelo de análise SWOT, e depois se reunir para discutir e compilar os resultados. Ao trabalhar em cada categoria, não se preocupe muito em elaborar no início; Pontos de bala podem ser a melhor maneira de começar. Apenas capture os fatores que você acredita serem relevantes em cada uma das quatro áreas.

Quando você tiver concluído o brainstorming, crie uma versão final e priorizada da sua análise SWOT, listando os fatores em cada categoria na ordem da prioridade.

Perguntas a serem feitas durante uma análise SWOT

Eu compilei algumas perguntas abaixo para ajudá-lo a desenvolver cada seção da sua análise SWOT. Há certamente outras perguntas que você poderia fazer. Estes são apenas para você começar.

Pontos fortes (fatores internos, positivos)

Os pontos fortes descrevem os atributos positivos, tangíveis e intangíveis, internos à sua organização. Eles estão dentro do seu controle.

  • O que você faz bem?
  • Quais os recursos internos que você tem? Imagine o seguinte:
    • Atributos positivos de pessoas, como conhecimento, histórico, educação, credenciais, rede, reputação ou habilidades.
    • Ativos tangíveis da empresa, como capital, crédito, clientes existentes ou canais de distribuição, patentes ou tecnologia.
  • Quais vantagens você tem sobre sua concorrência?
  • Você tem forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento? Instalações de fabricação?
  • Quais outros aspectos positivos, internos ao seu negócio, agregam valor ou oferecem uma vantagem competitiva?

Fraquezas (fatores internos, negativos)

Pontos fracos são aspectos do seu negócio que prejudicam o valor que você oferece ou colocam você em desvantagem competitiva. Você precisa aprimorar essas áreas para competir com seu melhor concorrente.

  • Quais fatores que estão sob seu controle prejudicam sua capacidade de obter ou manter uma vantagem competitiva?
  • Quais áreas precisam de melhorias para atingir seus objetivos ou competir com seu concorrente mais forte?
  • O que a sua empresa não tem (por exemplo, experiência ou acesso a habilidades ou tecnologia)?
  • Sua empresa tem recursos limitados?
  • Sua empresa está em um local ruim?

Oportunidades (fatores externos, positivos)

As oportunidades são fatores atrativos externos que representam as razões pelas quais sua empresa provavelmente prosperará.

  • Quais oportunidades existem em seu mercado ou no ambiente que você pode se beneficiar?
  • A percepção do seu negócio é positiva?
  • Houve um crescimento recente do mercado ou houve outras mudanças no mercado que criaram uma oportunidade?
  • A oportunidade está em andamento ou há apenas uma janela para isso? Em outras palavras, quão crítico é o seu tempo?

Ameaças (fatores externos, negativos)

Ameaças incluem fatores externos além do seu controle que podem colocar sua estratégia, ou a própria empresa, em risco. Você não tem controle sobre eles, mas pode se beneficiar de planos de contingência para resolvê-los, caso eles ocorram.

  • Quem são seus concorrentes existentes ou potenciais?
  • Quais fatores além do seu controle podem colocar sua empresa em risco?
  • Existem desafios criados por uma tendência desfavorável ou desenvolvimento que pode levar à deterioração das receitas ou lucros?
  • Quais situações podem ameaçar seus esforços de marketing?
  • Houve uma mudança significativa nos preços dos fornecedores ou na disponibilidade de matérias-primas?
  • E as mudanças no comportamento do consumidor, na economia ou nas regulamentações governamentais que poderiam reduzir suas vendas?
  • Um novo produto ou tecnologia foi introduzido para tornar seus produtos, equipamentos ou serviços obsoletos?

Exemplos de uma análise SWOT

Para ilustrar, aqui está um breve exemplo SWOT de uma empresa fictícia de médio porte com dados hipotéticos:

Análise TOWS: Desenvolvendo estratégias a partir de sua análise SWOT

Depois de identificar e priorizar seus resultados SWOT, você pode usá-los para desenvolver estratégias de curto e longo prazo para sua empresa. Afinal, o verdadeiro valor deste exercício está em usar os resultados para maximizar as influências positivas em seus negócios e minimizar os negativos.

Mas como você transforma seus resultados SWOT em estratégias? Uma maneira de fazer isso é considerar como os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da sua empresa se sobrepõem uns aos outros. Isso às vezes é chamado de análise TOWS.

Por exemplo, observe os pontos fortes que você identificou e, em seguida, crie maneiras de usar esses pontos fortes para maximizar as oportunidades (essas são estratégias de oportunidades de força). Em seguida, observe como essas mesmas forças podem ser usadas para minimizar as ameaças identificadas (essas são estratégias de ameaças de força).

Continuando esse processo, use as oportunidades que você identificou para desenvolver estratégias que minimizem os pontos fracos (estratégias de fraqueza-oportunidade) ou evitem as ameaças (estratégias de ameaças de fraqueza).

A tabela a seguir pode ajudá-lo a organizar as estratégias em cada área:

Depois de desenvolver as estratégias e incluí-las no seu plano estratégico, não deixe de agendar reuniões regulares de revisão. Use essas reuniões para falar sobre por que os resultados de suas estratégias são diferentes do que você planejou (porque eles sempre serão) e decida o que sua equipe fará daqui para frente.

 

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