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Sucesso! O segredo está na neurociência

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O sucesso!

Como o cérebro ver o sucesso.

Qual o segredo do sucesso? Alguns argumentariam que pessoas radicalmente bem sucedidas possuem traços como: ter visão positiva do futuro, mostrar gratidão, ser honesto, aprender com o fracasso e ter uma alta inteligência emocional. Esses traços realmente tem muito peso no sucesso de uma pessoa. Mas o verdadeiro segredo apenas a ciência pode fornecer. Com as avançadas pesquisas no campo da neurociência pode-se realmente entender o que acontece no cérebro. Como ele é condicionado a buscar e alcançar sonhos, objetivos e metas. A neurociência do sucesso é um tanto complicado, mas é realmente sobre como seu cérebro funciona. São três áreas diferentes: sistema de ativação reticular (SAR), liberação de dopamina e sua memória. Vou tentar explicar isso tudo da forma menos científica possível.

O Sistema de Ativação Reticular

Existe filtro localizado na base do cérebro onde se conecta com a medula espinhal. É uma das partes mais importantes do cérebro. O sistema de ativação reticular (SAR). Ele influencia a cognição e basicamente é um filtro para aproximadamente oito milhões de bits de informação (subconsciente) fluindo através do cérebro. Em outras palavras, é um filtro que elimina o ruído branco. Quando uma mensagem ultrapassa o filtro SAR, ela entra no cérebro e então é convertida em pensamentos conscientes, emoções ou mesmo em ambos.

Como Ruben Gonzalez, autor de The Courage to Succeed, (não encontrei em português) explica: “Mesmo que o cérebro seja o centro do pensamento, ele não responderá a uma mensagem, a menos que o SAR o permita. O SAR é como o Google. Existem milhões de sites por aí, mas você dispensa os que não interessam simplesmente digitando uma palavra-chave. ”

Então, quais são as mensagens que ultrapassam o SAR? Serão selecionadas apenas aquelas que no momento serão importantes para você. Por exemplo, se está focado em se preparar para uma apresentação no trabalho ou na escola, seu SAR vai filtrar os pensamentos que vão fazer seu discurso ser um sucesso, como ferramentas e recursos especiais que você precisará para entregar uma excelente palestra.

A mente filtra o que interessa ao cérebro

E Gonzalez acrescenta: “Isso significa que quanto mais você mantenha seus objetivos” no topo da mente “, mais sua mente subconsciente funcionará para alcançá-los. É por isso que escrever seus objetivos todos os dias, visualizar seu resultado desejado e, regularmente, dizer afirmações são tão importantes. Fazer essas coisas realmente ajuda você a concentrar sua mente subconsciente sobre o que é importante para você “.

O SAR pode ajudá-lo a se concentrar no resultado tão desejado. No entanto a liberação de dopamina é o que faz com que se sinta bem com o sucesso. Sempre que lutamos por algo e conseguimos, entra em ação o nosso (sistema de recompensa). É uma área no nosso cérebro que libera o neurotransmissor dopamina. Que é um produto químico mais conhecido pelo papel que desempenha no vício e no uso de drogas. A dopamina, apesar dessa associação negativa, é uma parte natural de como nosso cérebro funciona. A dopamina produz a sensação de prazer sempre que se prova café, chocolate, ou quando se tem uma vitória. E é proporcional a quantidade de expectativa.

A misteriosa dopamina

Por isso, faz sentido que a dopamina esteja fortemente ligada à motivação. Ela nos leva a repetir os comportamentos que criam essa corrida, mesmo quando não a estamos experimentando. Só que a resposta da dopamina é de curto prazo.  No entanto, o cérebro se lembra do quanto é maravilhoso e nos esforçaremos para buscá-la sempre. Vai que você experimenta a dopamina por alguma expectativa. Da próxima vez aquela mesma expectativa já não fornecerá a mesma quantidade de dopamina. Essa será sempre menor para o mesmo evento. Pessoas que praticam parapend em montanhas, estão sempre em busca de novos rochedos. Isso para que possam experimentar uma nova expectativa e consequentemente uma maior dosagem de dopamina.

No mundo corporativo seria assim: se seu objetivo fosse adquirir três novos clientes em duas semanas, seu próximo objetivo seria aumentar esse número ou diminuir o tempo, com certeza o nível de dificuldade seria aumentado para que em consequência aumentasse também o nível de dopamina. Como vantagem adicional, isso também ajudaria a eliminar o trabalho e os objetivos que não estivessem motivando você ou sua equipe.

Recordações

Os neurocientistas descobriram que a forma como o cérebro recupera as memórias também podem ser determinante de sucesso. Pense nisso por um segundo. O mar do nordeste é muito lindo e a temperatura da agua convidativa a um mergulho, no entanto um turista que houvesse se queimado no contato com uma agua viva, no futuro procuraria outra praia para passar suas férias. Se passar férias no nordeste fosse determinante para o seu sucesso isso com certeza seria um grande problema.

Estudos feitos a partir de pesquisas com a PNL (Programação Neurolinguística), descobriram que podemos editar essas más lembranças removendo associações negativas. Na verdade, essa também é uma forma de terapia de memória muito usada para tratar pacientes com TEPS (transtorno de estresse pós-traumático). Você também pode editar as más memórias para impulsioná-lo ainda mais rumo ao sucesso.

Para se livrar de memórias ruins (importante: só faça isso se a memória não for fazer falta), traga esse evento a sua memória novamente, se a imagem estiver em movimento, transforme-a em uma imagem estática e aos poucos vá tornando essa imagem menor e mais apagada, como se estivesse assistindo a um pequeno televisor em preto e branco, até que desapareça totalmente. Use sua criatividade para associar coisas boas a essa memória agora enfraquecida.

Quanto ao fortalecimento de suas memórias, é como se fosse todo os efeitos anteriores ao contrário. A imagem deve estar em movimento e ser brilhante. Como se estivesse assistindo um filme em uma tela de cinema e o ambiente com tratamento acústico. Use também sua criatividade para melhorar toda essa lembrança.

Reprogramar seu cérebro para o sucesso.

A boa notícia é que você realmente pode reprogramar seu cérebro para se tornar mais bem sucedido. Na verdade, de acordo com o neurocientista Michael Merzenich, é preciso apenas 30 horas de treinamento com base em técnicas específicas da neurociência para melhorar sua memória e cognição, padrões de fala e compreensão de leitura.

Isso pode até parecer muito, mas é apenas uma hora por dia durante um mês, quando se busca o sucesso para toda uma vida isso é realmente muito pouco. A maioria desse treinamento envolve tarefas diárias simples, como por exemplo:

Muitas forma de exercícios

1) Exercício e meditação. O exercício físico libera endorfina, que pode ajudar na resolução de problemas e aumentar a criatividade. A meditação pode ajudá-lo a ter mais foco, evitar o estresse e quebrar as barreiras ou limitações mentais (Maindfulness).

2) Consumir uma dieta rica em ômega-3 e gorduras saudáveis. Estes podem ajudar a manter os níveis de dopamina em seu cérebro ativos, além de aumentar a circulação cerebral.

3) Afirmações positivas. Todos já ouvimos falar dessas afirmações: repetir declarações positivas a nós mesmos até acreditarmos. Embora isso possa parecer fácil, algumas vezes a falta de especificidade pode dificultar os resultados. Em vez disso, faça uma afirmação clara e definitiva sobre você como se já fosse verdadeira, sua mente subconsciente irá assumir e atuará de acordo com essa crença. “Isto” impulsionará essas crenças em novos caminhos neurais.

4) Diga seu “Objetivo do Chefe” todas as manhãs e à noite. Com base em Think and Grow Rich da Napoleon Hill, “Um objetivo principal definido é uma declaração de propósito específica e claramente definida”, escreve a Dra. Julie Connor. “Ele tem o poder de orientar sua mente subconsciente. Isso transforma sua atitude do pessimismo em expectativas positivas. “Escreva o seu próprio” objetivo principal ” e o cite em voz alta todas as manhãs e à noite

O aprendizado deve ser contínuo

5) Dormir bastante. Certifique-se de obter entre 6 e meia a 8 horas de sono com qualidade todas as noites para que você esteja mais atento e focado.

6) 15 minutos por dia. Estude 15 minutos do seu dia para aprender algo novo ou dominar uma habilidade que você já possui. Isso terá um impacto positivo em seu cérebro.

7) Retire-se de ambientes negativos e estressantes. De acordo com Robert Sapolsky, professor de neuroendocrinologia da Universidade de Stanford, “o estresse não só pode ser interrompido, mas revertido uma vez que a fonte, psicológica ou física, é removida ou suficientemente reduzida”. Em outras palavras, o ambiente físico que nos rodeia desempenha um papel muito importante na saúde de nossos cérebros.

8) Visualização. A visualização é uma ferramenta poderosa para treinar sua mente subconsciente, porque permite que você sinta e experimente uma situação que ainda não aconteceu como se fosse real. Se você pode realmente ver a si mesmo tendo sucesso em sua nova meta, seu subconsciente processará isso como realidade e você terá uma força motriz enormemente impulsionadora.

OBS: Quanto mais pesquiso sobre o cérebro mais encantado, com ele, me torno, essa máquina biológica é tão sofisticada e ao mesmo tempo tão simples que se você entender um pouquinho como ele funciona já será capaz de alçar grandes voos.

 

 

 

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