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Estresse, Como Viver Sem Ele

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Viver sem estresse

Todos tem escolhas

Vivendo uma vida sem estresse, esse reduz a qualidade de vida de muitas formas. É o resultado de uma resposta cinestésica generalizada. O que experimentamos em nosso corpo é: aumento da freqüência cardíaca, adrenalina, liberação de hormônios da noradrenalina que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações fazendo com que se aumente a atividade física. Algumas pessoas sentem náuseas ou fortes sensações internas como conseqüência da freqüência cardíaca rápida e da adrenalina no corpo. Outras tornam-se “viciadas em adrenalina” encontrando respostas no estresse motivacional, criam um padrão para atrasar uma importante atividade até a resposta chegar e, em seguida, sob o efeito da adrenalina tornam-se altamente motivados e produtivos. Essas pessoas não têm escolha em suas vidas; elas só se sentem motivadas quando incorporam o estresse.

O sistema límbico do cérebro precisa ser ativado para que essas pessoas entrem em “modo de luta”, onde se tornam altamente focados. Pessoas assim prosperam na adrenalina e quando essa não está presente, elas a criam. Quando os ‘toxicómanos do estresse’ são observados sob a lupa da PNL (Programação Neuro Linguística ), encontram uma forma de criar escolhas, tornam-se proativos quando escolherem ser, em vez de esperar que a resposta do estresse chegue para que se sintam motivados. Algumas pessoas congelam a resposta ao estresse, esses sentem-se sobrecarregados em seu nível sensorial. Os sentimentos em seu corpo são tão intensos que não conseguem estabelecer uma escolha. Eles ficam inativos quando a parte límbica do cérebro envia seus sinais de estresse através do corpo. Por outro lado existem pessoas que correm, eles ficam tão longe do estresse quanto possível, o que pode ser inadequado em alguns contextos.

O que o cérebro não distingue

As pessoas ficam estressados no trabalho, com questões financeiras, ansiedade sobre a família e preocupação com os relacionamentos. Esses eventos externos serão internalizados, no entanto também podem sentir as respostas ao estresse em imagens construídas com visualizações de eventos que ainda não aconteceram, onde a resposta será igual a de recordar eventos que ocorreram.

O cérebro não diferencia entre ficção e realidade, se foi criado na mente o sistema límbico entrará em ação, mandando adrenalina, cortizona etc e então o estresse estará presente, mesmo quando não há na mente uma cópia interna do mundo externo. O que é importante reconhecer é que o estresse é um sinal da mente informando que há algo acontecendo e que se deve prestar atenção. Em outras palavras, o estresse é uma mensagem da mente inconsciente. Eu sugiro que você preste atenção à mensagem e aprenda a controlar o estresse sem que para isso se torne improdutivo.

Exemplos de mensagens

  • Obter o relatório que já está atrasado
  • Fazer uma apresentação para amanhã
  • Conseguir dados que foram perdidos

Para cada situação estressante, haverá um ponto de gatilho que vai disparar aquele evento. Muitos dos pontos de gatilho acontecem antes da própria resposta. Os pontos de gatilho são sensoriais, em situações de estresse serão eventos externos.

Exemplos de pontos de gatilho

  • O tom da voz dos patrões na reunião da manhã
  • A imagem do tráfego engarrafado
  • O volume de crianças chorando
  • Ter se que se preocupar com o parceiro

O estresse pode não se aplicar instantaneamente com os pontos de gatilho acima. O estresse é acumulativo o que levará a uma resposta mais tarde. Por exemplo: alguém que ouve a voz aborrecida do chefe a manhã toda, poderá está estressado à tarde. Uma vez que essa resposta foi generaliza, o mesmo o pensamento do ponto de gatilho (a voz do chefe) iniciará uma resposta ao estresse. Abaixo está um exercício fácil de implementar que ajuda a identificar os pontos de gatilho e a mensagem da resposta ao estresse para que você possa liberar a pressão do seu corpo. Antes uma pequena explicação de associar e dissociar emoções para você entender melhor exercício.

Existem três formas de se imaginar um evento qualquer.

  1. Como observador (terceira pessoa), quando você se ver como parte do cenário. Encontra-se dissociado do evento, as imagens estão vindo a sua mente mas seu corpo não sente as emoções.
  2. Quando você está presente mas o foco não está em você (segunda pessoa). Essa também é uma forma de dissociar as emoções dos acontecimentos.
  3. Quando você está presente e mantém o foco em si (primeira pessoa). Você está totalmente associado ao evento e sente todas as emoções.

Exercícios:

  1. Da posição de segunda pessoa, crie um filme enquanto imagina o estresse chegando, preste atenção ao que vê, ouve e sente. Observe o primeiro ponto de gatilho do estresse.
  2. Entre na posição de primeira pessoa, reviva a experiência, observe o ponto de gatilho. Quando começar a sentir o estresse respire fundo solte o ar e salte para a posição de terceira pessoa.
  3. Da posição de observação pergunte: Qual é a mensagem do estresse? Como posso prestar atenção à mensagem e me livrar desse estresse? Qual seria uma resposta melhor nesse momento?
  4. Crie uma resposta física diferente no ponto de gatilho, assista e ouça o filme com a resposta diferente. Certifique-se de prestar atenção à mensagem.
  5. Entre no filme e experimente o evento sem a resposta diferente no ponto de gatilho. Todos os seus comportamentos são aprendidos. Alguns deles que você aprendeu através da experiência e outros que você aprendeu através da modelagem. Os seres humanos são muito rotineiros, uma vez que aprendemos um padrão, cria o que Gregory Bateson chamou de redundância. Isso significa uma resposta singular em um determinado contexto e todas as outras opções são incompletas. A PNL é sobre criar escolha na vida, são tantas opções que estão disponíveis para você no momento de desencadeamento do estresse. Aproveite um futuro sem estresse!
  6. OBS: Faça marcações no chão que irão ajudar a praticar o exercício.
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